quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ouçam o Generalista... I Verbis


                                Ouçam o Generalista... I Verbis


         Eu prometi devolver a metade do que abstraí: dos Anônimos da Poesia e da Arte: que constavam no Chrome... Acho que cedo, ou tarde; cumprirei isto... Olhem bem... É meu desejo [SE POSSÍVEL] realizar isto: no menor espaço de Tempo... Imagino deixar: Trezentas Postagens nos Desastrolados do Desconhecido.
         Não é a minha intenção continuar com essa LITIGÂNCIA com consensos, Sistemas, nem conceitos pois... O que será o Amanhã desta Nação? Qual ‘Democrácia’ ressucitará das Cinzas, ou quem será o SALVADOR da Pátria Brasileira... Eu não sei! Quem gorvernará? Qual Regime Político? Será que viveremos num Regime de Franquias, ou de Franquezas... Bum! Estamos no fundo do Poço: e não conseguimos uma maneira de sair, pois tudo embirra. Ontem telefonei para uma amiga de Costa Marques/RO/Brasil... Quê tristeza! Falta Médicos; falta quem segure um Bisturi, falta tudo; e a Unidade Mista de Saúde em falência... E a população daquele Município, sem assistência Médica... Um caus; digamos... E o Conselho Regional de Medicina em cima... Não há condições mínimas para o exercício da Profissão Médica... Quando há Trinta Anos atrás... Este Generalista aqui; achava um jeito... Ora gente! Interior é risco! Interior é coragem! Interior é conduta! Interior “é um improviso” de verdade... E diante de qualquer pessoa em risco de vida... Fala mais a vontade de auto-superação perante as adversidades... Srs! Ilustríssimos! Excelentíssimos! Meritíssimos Senhores! Será que as Forças Armadas Brasileiras; não tenha um Cirurgião; um Obstetra; um Anestesista; que possa complementar a sua Residência Médica Especializada [por pelo menos um Ano] nos Municípios do porte de Costa Marques: aonde fica um Marco Histórico que é o Forte Príncipe da Beira... E que alguém ao invés de apresentar um Projeto jocoso que mexe com o Decote, e com o Decoro; dos “TOMARA QUE CAIA”; Das Mini Saias; ou das vestimentas das Senhoras... Tome a iniciativa de implantar um regime de rodízio... E que sejam subsequentemente substituída por outra Equipe... E que tenha o amparo do Tempo previsto em Fronteiras... Visto que o Programa; Mais Médicos para o Brasil [me parece] destina as Especialidades para as Capitais... Onde o Prefeito mais esperto; manda... Taí! Senhora Presidente! Pelo menos... Salve Costa Marques... E tem mais... Quando eu era menino já sabia... O Ponto mais extremo Norte desta Nação... Ficava “subentendido” nos Livros de História da minha Época... Nascentes dos Rios Jamari, e Caburai; e na Serra de Contamana; no Estado do Amazonas... Evidente! Fica a critério dos historiadores descobrirem quando? Qual data? Que o atual Estado de Roraima... Ganhou Status de Território Nacional... E qual foi a causa principal determinante... Eu me lembro que decorei assim... Rio Branco... Capital... Boa Vista... Mas no meio de toda esta Crise; olhem bem... A preciosidade que vão encontrar... Isto vale o quê na coisa; minha gente!
         E como tudo é possível nesta Terra... Pense! Na decepção que tive hoje... Não é do conhecimento da Web [é claro! Da Medicina não vem]; é como se fosse Segredo de Estado: as contra-indicações, ou complicações, que possam ocorrer: num paciente que fez Pequena Quimioterapia para Hanseníase... Quando este apresenta sequelas Neurais desta Doença... Quando ele apresenta Fotofobia... Quando ele apresenta Catarata Bilateral... Para poder se submeter ao procedimento Cirúrgico... Emulsificação de Cataratas; pois... Ele é Médico... Ele precisa tomar conhecimento da Probabilidade, e dos riscos... Ou se tenha o Direito de previamente saber... O risco potencial de ficar Cego [sem que tenha que culpar alguém; ou qualquer Técnica Cirúrgica, ou Lente utilizada... E isto; independente de outras complicações pós Operatórias; e sem nenhum vínculo com o indeferimento das patologias adquiridas... Tuberculose, e Hanseníase... Com reprises, ou recidivas... Compreendeu? Mais isto é Brasil... Senhores Médicos.


                              Dr. Ademar Raimundo de Barros [O Generalista]

Nenhum comentário:

Postar um comentário