sexta-feira, 26 de junho de 2015

Psicanálises

Psicanálises




Você deseja construir uma Poesia
Pense!
Nada é impossível
Difícil é encontrar quem queira lê-las
E compreender a amplitude dos sentimentos
Quando as Poesias são vivas
São mudas, ou são transplantes
São pedacinhos da gente
E diferentes são suas formatações
Livres por assim dizer
Como formatos assim
Amontoados de sons
Fonemas à livre escolha
E para cada sílaba
Uma modulação concatenada como assim...
Meu pai pensava que nasceu de uma Nuvem
Depois do Sangue
Surgiram outras Nuvens
Nuvens de Sangue
Pode!
Que poderiam ser:
Advogados
Consultores
Construtores
Fazendeiros
Deputados
Senadores
Médicos
Professores
Tantas profissões
E inclusive a dele... Uma vez Barbeiro
Sempre Barbeiro
Independe das outras Nuvens
Mas sempre comentava de forma crítica
É! Parece-me que o Eulajose quer ser Poeta
Mas o tempo passou
E nada
E tudo suspenso em nada
Mas tudo surgiu dos sonhos
E meu pai voltava a repensar
Meu Filho surgiu das Nuvens
E das Nuvens vieram seus Poemas
E quanto tempo nas Nuvens cortei Cabelos
E nas Nuvens vivi
A recortar os Fâneros normais
Ouvindo o picotado da Tesoura
E o costumaz raspado das Navalhas
Que me valia tudo
E que não era nada
E que o Vento levava... Como Nuvens
Mas diferente de mim fez Ascendino
Grande amigo meu
Que não vivia nas Nuvens
Mas teve um Filho que nas Nuvens vivia
E que era seu sangue
E nas Nuvens pensou... Serei um Médico
A quem meu Filho
Que também vivia seu sonho ímpar
E que sabia que as Nuvens não são iguais
E que nem todas elas são volúveis
Presenteou seu Livro autografado
Com os seguintes dizeres...
Para o Dr. Ademar... Estes Poemas
História do Varadouro
Era... Maresia dos Poemas... Ou notas Poemáticas
Escritas por um Barbeiro...
Eulajose Dias de Araújo... 14/08/ 1979.

                          Dr. Ademar Raimundo de Barros.

Comentários do Autor: Ah! Eulajose! Perdoa-me! Só hoje (depois de tantos Anos) é que eu vejo o valor do teu trabalho: e que posso me debruçar perante a Maresia dos teus Poemas, e compreender a amplitude constante no individualismo, e na abstração dos teus Versos. Grata é a satisfação de ver o parecer de meu ilustre Mestre, e Professor da Língua Portuguesa: do meu tempo de Colégio Estadual da Paraíba (antigo LICEU Paraibano) como corroborador da tua Obra Literária: o incontestável Wellington Aguiar: tão bem explícito no termo de abertura denominado... Vocação de Poeta. De tudo escrito no teu Livro: talvez poucos tenham te compreendido: mas é até compreensível... Quem nesta Terra tenha o conhecimento de adentrar no Campo Psi restrito da Psicanálise? Com todo o respeito: não me permito expor o que eu compreendo; mas já é o bastante o observado nas entrelinhas da tua Dedicatória... Mas o mais impressionante... A tua humildade; na exposição corajosa da tua própria intimidade.
Não é nada parecido com: Eu e Outras Poesias de Augusto dos Anjos; mas nada te rouba o mérito circunstanciado no existencial de teu próprio EU... Uma realidade que deveria ser mais divulgada nos preceitos, ou conceitos que vivem no silêncio da formação da dos Direitos e Deveres de Pais e Filhos... Ou por que não dizer... Da própria Família como Célula da Sociedade... Daí o título... Psicanálises.


                                               Dr. Ademar Raimundo de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário